CONHECIMENTO ABRE OS OLHOS, A MENTE E O CORAÇÃO

Um passeio cultural é um momento de seaprender enquanto se diverte, ainda mais se a visita é ao Parque de Ciências e Tecnologia da USP.


Em virtude da semana nacional de ciências e tecnologia promovida pelo Parque a programação incluía várias atividades e os nossos participantes tiveram a oportunidade de conhecer e participar de uma sessão no Planetário Digital e saíram de lá maravilhados.


A Exposição Água, na qual aprenderam que a terra é um planeta diferenciado, porque tem água, foi muito apreciada. Foi a água que deu suporte a vida, foi a vida humana que deu origem a civilização e deu origem a tecnologia. Só que em grande parte dos casos, essa mesma tecnologia que traz o progresso também traz poluição. A poluição contamina a água, a água contaminada prejudica a natureza e isso acarreta modificações no planeta que conseqüentemente atingirá várias formas de vida.


Essa exposição mostrou como tudo isso acontece, e como é possível usar o nosso conhecimento e tecnologia para recuperar o que já está deteriorado e continuar gerando desenvolvimentos sem modificar o curso da natureza e sem colocar em risco a qualidade de vida do nosso planeta.


Os olhos se abrem com uma visão extraordinária do mundo. O Cine Aprendizado é uma exibição de filmes previamente analisados para reflexão e discussão e que busca desenvolver habilidades de argumentação, e expressão oral.


Visamos aprender com as lições que os filmes projetam, sejam elas boas ou ruins e assim retirarmos aquilo que agregará aprendizado em nossas vidas.


Foram exibidos dois filmes: A beira do caminho, filme nacional onde foi possível levantar várias questões concernentes ao filme, e aprendemos um pouco sobre relações humanas, a importância de se perdoar, a importância de se ter um objetivo, a importância de desenvolver estratégias, a importância da lealdade e consciência de seus verdadeiros valores.


O menino do pijama listrado, aprendizado: o quanto uma amizade pode influenciar no nosso destino, e todo o mal que fazemos aos outros volta para nós mesmos.

Os olhos se abrem para os outros.


No projeto Conhecer é Saber, realizado pela voluntária Barbara Munaro, Graduada em Fisioterapia, verificamos o progresso dos dois alunos, que já estão lendo e escrevendo perfeitamente. De vez em quando presenciamos a Dona Cida lendo uma revista. Antes ela apenas folheava, agora ela lê e entende. Já Roberto diz que está ficando mais sabido e inclusive é um participante assíduo nos encontros de terça-feira à noite.


Barbara iniciou as suas atividades com a Dona Cida de 56 anos e o Roberto de 31 anos em 18 de fevereiro 2013 e tem desenvolvido exercícios de coordenação motora, soletração, junção de sílabas e treinamento da leitura. É a mente que se abre!


Já no Projeto Girassol em parceria com a empresa Coarte, abre-se para os adictos ou em convalescença (laborterapia) a oportunidade de geração de renda mensal de acordo com a produtividade e desempenho de cada um.


A roda de conversa do mês de outubro teve seqüência de um único tema: Qual é o propósito da vida? Será que o propósito da vida é apenas sobreviver e levar a espécie adiante? Tendo como base a Bíblia, em Gênesis encontramos que a vida é o resultado de um projetista e criador com incríveis conhecimentos. Deus criou o homem com recursos para exercer o livre arbítrio, conhecer, pesquisar, questionar, dominar, criar, etc. Deus criou o homem com recursos para exercer a vida abundante, no plano existencial: emoção, profissão, relacionamento, etc.


No plano espiritual: perdão, regeneração, santificação, etc. Devemos ter um propósito na vida e não questionarmos qual é o propósito da vida, pois possuímos todas as ferramentas necessárias para vivermos uma vida com propósito.


Publicações recentes

IHDI - Instituto Humanização e Desenvolvimento Integral

Rua Lord Cockrane, 505, Ipiranga - São Paulo-SP - CEP 04213-001 

Fone 55 (11) 2062-1352 (WhatsApp)

  • YouTube - White Circle
  • Facebook Clean
  • 1.png

webmail