O RENASCER DE UMA NOVA VIDA

Recuperar as forças os ânimos, buscar novas oportunidades novos caminhos e possibilidades e dar novo significado à vida com um colorido e sentido para viver melhor. Mas como dar um sentido para a vida quando tudo parece estar perdido? O caminho é longo e a reflexão se faz necessária, e às vezes esse processo se torna tão dolorido que algumas pessoas que estão em situação de rua se esquecem até mesmo o que ocasionou a sua ida para as ruas. As causas são variadas como: conflitos familiares, situação econômica, falta de família, desajuste social, desemprego drogas e falta de estrutura emocional.



E qual é a saída, o caminho para o renascer de uma nova vida?


O primeiro passo é o querer e o comprometimento. Comprometer significa transformar um “eu poderia” em um “eu devo”. Outro passo importante é a determinação, a coragem e o planejamento. Esses recursos estão disponíveis dentro de cada um de nós, e só depende de cada um para acioná-los e transformar a própria existência dando um novo significado a vida. Para um melhor resultado a Bíblia nos fornece conselhos preciosos no que se refere à tomada de decisões para um novo renascer. “Deveis pôr de lado a velha personalidade que se conforma ao vosso procedimento anterior e que está sendo corrompida segundo os seus desejos enganosos; mas, deveis ser feitos novos na força que ativa a vossa mente, e vos deveis revestir da nova personalidade, que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justiça e lealdade.” — Efésios 4:22-24.



É mesmo possível revestir-se de uma nova personalidade?


Sim, é possível! Conta-se que um menino ficou órfão aos nove anos de idade, criado sem a orientação dos pais desenvolveu graves problemas de personalidade. Ele conta: “Quando atingi os 18 anos, já estava totalmente viciado em drogas e cumprira pena na prisão por motivo de furto, para sustentar meu vício.” A tia dele, porém, iniciou com ele um intenso estudo da Bíblia e por fim conseguiu ajudá-lo. Ele explica: “Minha tia começou a estudar a Bíblia comigo, e, depois de sete meses, pude largar o vício das drogas.” Rompeu também com seus anteriores companheiros e fez novos amigos que se encontravam no mesmo propósito de vida. Ele prossegue: “Estes novos companheiros, junto com meu estudo regular da Bíblia, habilitaram-me a progredir e finalmente a dedicar minha vida para servir a Deus.” Sim, este anterior viciado em drogas e ladrão tornou-se cristão ativo, e esta mudança radical foi conseguida pelo poder da Bíblia. De fato: “A palavra de Deus é viva e exerce poder.” Hebreus 4:12. Baseado nessa evidencia, podemos concluir que a mudança é possível, porem ela é individual.



Dinâmica de Natal é nova vida


A semana do Natal foi boa oportunidade para promovermos a inclusão e participação dos usuários. Durante os preparativos foi feito uma dinâmica de grupo com os participantes na qual foi proposto para que eles se lembrassem de uma cena marcante em suas vidas e em seguida procurasse uma música para ilustrar os sentimentos e emoções. Ao final da música compartilhávamos os sentimentos.



Valores para uma nova vida


Um encontro voltado para o desenvolvimento pessoal tendo como base de referencia a Bíblia. Esses encontros costumam ser diversificados e ricos em exemplos e descontração, tendo em vista que o preletor foca muito a questão das drogas. Geralmente uma vez por mês ao final dos encontros eles trazem presentes e ofertam aos usuários participantes com bolo, refrigerante e salgados. No final do ano o encontro foi especial com muito cântico e o testemunho de um ex- usuário que conseguiu mudar a sua vida. Além dos encontros, o preletor Gesaias contribui com o desenvolvimento social auxiliando os usuários a arranjarem emprego.


Publicações recentes