top of page

TEATRO DE FANTOCHES REACENDE IMAGINAÇÃO E EDUCA

Quando imaginação, criatividade e educação se juntam sempre resulta em coisa boa. Em agosto recebemos o grupo Teatro de Fantoches “Pé de Moleque” que trouxe os fantoches Amendoim e o Samy. Foi uma algazarra que juntou com alegria e mexeu com a imaginação das crianças e dos adolescentes. O "teatrinho" de fantoches abordou a importância das três palavras mágicas: "obrigada (o)", "desculpa" e "por favor”.

Datas para comer bolo

Os aniversários dos meninos e meninas devem ser comemorados com muita alegria, afinal todos são mais que especiais. Em agosto comemoramos a festa dos aniversariantes do bimestre. Bolo de chocolate, bolo de limão, bolo com cobertura, bombons, biscoitos, suco, velinha e tudo o que um aniversariante merece.

Papais em seu mês

Poemas declamados, músicas cantadas, sorteios e entrega de presentes. Foi o que aconteceu na homenagem que a Estação Adolescer fez aos pais em comemoração ao seu dia. Os pais que vieram pela manhã tomaram um delicioso café. Para os que vieram à tarde tomaram um gostoso café da tarde. Ninguém escapou.

Arte nata

Se presentear já é legal, criar novas formas de dar o presente é mais legal ainda. Dentre as atividades manuais deste mês os meninos criaram caixas de presentes com dobraduras com formato de uma caixa para presentear os país.


Inverno

No mês de agosto o inverno ainda é rigoroso em São Paulo. O IHDI solicitou aos país agasalhos que não estavam mais usando para serem doados ao Espaço Acolher. A participação das famílias, foi muito boa, conseguimos muitas doações, inclusive de brinquedos.


Famílias reunidas

Na reunião com as famílias desse mês, distribuímos a cartilha “Eu tenho Voz” que oferece esclarecimentos sobre como deve ser feita uma denúncia e a quem se deve recorrer quando alguém sofre assédio ou abuso sexual.

Foi elaborado um levantamento do número de famílias que recebem o PTR- Programa de Transferência de Renda e cobrado de alguns pais esclarecimentos sobre a falta de seus filhos no CCA. Essa cobrança veio acrescentada de um esclarecimento do que pode ocasionar essas faltas sem as devidas justificativas.

Nesse mês de agosto foram apresentadas novamente as oficinas que oferecemos, além da entrega das atividades e ficha de prosseguimento (relatório do desenvolvimento mês a mês de cada criança, que entregamos para os pais).

Na reunião com a família reiteramos os avisos como trazer garrafa de água, camiseta e agenda. Ao final, após as possíveis dúvidas dos pais e familiares serem esclarecidas foi servido um café.


Palestra

Participamos de uma palestra no Instituto Sapientiae, com o tema: “o abuso sexual de crianças e adolescentes”; o palestrante do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM).

A palestra integra o “Projeto Eu tenho Voz” que se posiciona claramente contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é desenvolver diferentes ações contra o abuso sexual, físico e psicológico de crianças e adolescentes, em escolas de ensino fundamental, centros comunitários e outros espaços.

O projeto atua também por meio de peças de teatro encenadas pela Cia Narrar- Histórias Teatralizadas, e se apresenta em escolas, seguidas de debates com participação de estudantes e professores e mediação de juízes.

Além disso, o projeto conta com a realização de oficinas para estudantes, professores e mediadores escolares e conselhos tutelares, além de palestras, vídeos conferências, com abordagens sobre o tema central do projeto.

“Marcas da Infância” foi uma das peças encenada. Três narradoras dividem a cena contando histórias de sua infância. Elas voltam ao passado lembrando as marcas que ficaram de um tempo permeado de abusos e medo. Como toda arte teatral que aborda questões de violência do forte contra o mais fraco, a força expressiva da peça é intensa e carregada de musicalidade e sensibilidade.


Publicações recentes
bottom of page