ESPERANÇA QUE NASCE E SE CONSTRÓI


Equipe participa de reuniões para antes de mudança


A equipe do CCA Estação Esperança se reuniu na primeira quinzena de março para conhecer a estrutura do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), suas instalações, atribuições e a nova equipe de trabalho.


Nos dias 5 e 6 de março foi realizada a Formação da Equipe preparada pela Supervisão Técnica do CRAS Ipiranga, sob a responsabilidade das supervisoras Carla Clementino e Tereza de Castro (suplente). No encontro, elas falaram sobre importância do SCFV, as características e as demandas da região Ipiranga, o papel de cada membro da equipe como educador social e o trabalho social com o olhar humanizado. Foram 12 horas de formação.



De 8 a 17 de março, a equipe de funcionários providenciou a mudança de todos seus pertences para o novo ambiente de trabalho. Também foram realizados diversos momentos para integração da equipe e conhecimento de suas atribuições, refletindo seu papel educador no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes. A equipe também foi orientada para o início dos trabalhos e realizou a limpeza geral e organização dos ambientes.


Reunião de pais marca início de atendimento

O atendimento do CCA Estação Esperança começou oficialmente no dia 19 de março com a reunião de pais de todas as crianças matriculadas. Estiveram presentes 58 famílias.

Na reunião, a equipe de funcionários foi apresentada às famílias. Também foi apresentado um breve histórico da organização, seus serviços, o regulamento interno do CCA e a estrutura física do novo espaço.

As famílias demonstraram interesse em ajudar a organização para a conclusão das melhorias do espaço utilizado por seus filhos, colocando-se à disposição para angariar fundos e bens (roupas, móveis e acessórios).

Crianças e adolescentes passam por adaptação

O atendimento às crianças e adolescentes da Estação Esperança começou no dia 20 de março com horário diferenciado durante o período de adaptação. Inicialmente, as crianças foram atendidas das 9h às 11h30 e das 12h30 às 15h. Elas foram recebidos pela equipe com uma festa de acolhida e puderam conhecer suas novas turmas, educadores, amigos e o novo espaço.

A partir de 26 de março, as crianças e adolescentes começaram o horário de rotina, das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, quando desenvolveram diversas atividades de integração entre os usuários para conhecimento de si, do outro e das novas instalações do serviço.

Durante a segunda semana de atendimento, foram apresentadas as propostas pedagógicas para o primeiro semestre de 2018 e também foram desenvolvidas algumas atividades sobre o significado da Páscoa. As crianças confeccionaram um mural temático e receberam caixas de bombons para celebrar a data.

O Hospital Cruz Azul mandou, posteriormente, uma doação de caixas de bombons para nossas crianças, estreitando os laços construídos nos anos anteriores pelo SCFV.

Espaço passa por obras de acessibilidade e de manutenção

Durante o mês de março foram realizadas obras de manutenção na Estação Esperança. Foram feitas reformas de acessibilidade, com instalação de rampas de acesso e adaptação de um banheiro acessível, instalação da rede de gás, manutenção da rede elétrica e troca das caixas de água.

Estação Esperança recebe visita técnica

A supervisora técnica suplente Tereza de Castro visitou o CCA Estação Esperança no dia 21 de março para conhecer o espaço e coletar algumas informações sobre o serviço. A supervisora elogiou o empenho da equipe na organização e instalação do espaço em pouco tempo.

Tereza também orientou que já fosse feito o levantamento das vagas disponíveis para a efetivação de matrícula dos usuários para que em abril o serviço já esteja funcionando com sua capacidade total de 120 crianças.

Na ocasião, foi apresentada a proposta pedagógica que será entregue posteriormente no CRAS após o retorno das férias da supervisora Carla Clementino.


Publicações recentes