FÉRIAS, TRABALHO E REENCONTRO PARA UMA VIDA MELHOR

Formação de coordenador pedagógico é realizada em junho


A formação de CP (coordenador pedagógico) foi realizada nos dias 8 e 29 de junho com orientações sobre registros de documentação pedagógica da criança e relatório individual, que é elaborado pelas professoras ao final de cada semestre.


Supervisora visita CEI JCA e vistoria instalações


A supervisora Luciana Patrícia Albuquerque de Paula esteve no CEI JCA no dia 19 e junho e vistoriou a unidade. Durante a visita, verificou que o quadro obrigatório de funcionários estava completo e de acordo com a Portaria 4.548/2017, que estabelece as normas e os termos de colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde e as organizações de sociedade civil.


A supervisora também verificou que as propostas de atividades pedagógicas que valorizam a diversidade cultural das crianças e das suas famílias estavam de acordo com as diretrizes de Secretaria Municipal de Educação. Ela também vistoriou as dependências da escola e constatou que estavam sendo colocados visores nas portas, conforme prevê a legislação, e que no parque externo o gradil de ferro estava instalado. Os diários de classe e a presença dos funcionários no livro de ponto também foram analisados na visita.



Em nova visita, em 5 de julho, a supervisora Luciana verificou que as práticas educativas respeitam as escolhas, decisões e pensamentos das crianças, caracterizando o desenvolvimento de sua autonomia. Ela recomendou ações que incentivem o conhecimento de si, do outro e do ambiente para que nos momentos de alimentação, por exemplo, as crianças sejam estimuladas a provar novos alimentos e sabores, pois muitas recusam legumes e verduras.


Nesta visita, a supervisora verificou as dependências do CEI JCA, documentos como diários de classe, que estavam devidamente preenchidos e registram a frequência e atividades cotidianas desenvolvidas.


Trabalho durante recesso escolar


No período do recesso escolar, entre 10 e 20 de julho, a direção do CEI JCA trabalhou todos os dias na elaboração do Sis-CEBAS-MEC para entrega de toda documentação na administração do IHDI em 20 de julho, para posterior envio ao MEC, conforme oficio deste órgão expedido em junho de 2018, com as orientações da elaboração dos documentos.


Projeto Família desenvolve atividades com pratos típicos juninos


Durante o mês de junho, o CEI JCA desenvolveu com as crianças o Projeto Família. Entre outras atividades, elas participaram de uma manhã de culinária com pratos típicos juninos, como arroz doce, mingau de milho verde, bolo de cenoura, bolo de milho verde, que foram servidos na Festa da Família, realizada em 22 de junho. Antes das apresentações musicais feitas pelas crianças com e para suas famílias, assistimos ao jogo do Brasil x Costa Rica pela Copa do Mundo, com muita animação na torcida pela seleção brasileira. Foi um tempo muito gostoso de partilha e de estarmos juntos, pois após as danças teve brincadeiras para adultos e crianças. Jogo da pescaria para as crianças e bingo para os adultos, tudo com muita diversão, brindes e tudo gratuito. Foi um tempo maravilhoso! As famílias voltaram para suas casas felizes e agradecidas.



Férias e reencontro


No início do mês de julho foi tempo de encontro com os pais para entrega de relatórios e encerramento do semestre, pois o CEI entrou em recesso escolar no período de 10 a 20 de julho, com retorno no dia 23 de julho.


Este retorno foi um tempo de retomada e readaptação para as crianças, pois algumas saíram de férias com suas famílias antes mesmo do início do recesso e algumas ainda não retornaram. Nesse período tivemos como destaque a festa de aniversariantes do mês que foi realizada em 26 de julho.



A unidade também recebeu dois novos brinquedos comprados para o parque externo: uma casinha de bonecas e um túnel centopeia.


Publicações recentes